Psicoterapia
A Gestalt-terapia é uma corrente da Psicologia Humanista. Com influências da psicanálise e da filosofia oriental, a teoria foi desenvolvida pelos teóricos Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman entre as décadas de 1940 e 1950, e conhecida através da publicação do livro Gestalt-Theraphy em 1951.
A Gestalt- terapia é um modelo psicoterápico com ênfase nas emoções, trabalha-se com o indivíduo como um todo, de forma integrada com os contextos ao seu redor e auxiliando o cliente no seu desenvolvimento.
Alguns conceitos importantes:
- Responsabilidade: na gestalt o ser humano é compreendido como um ser responsável pelo o que faz, pelas suas experiências e o que sente, sendo um potencial ativo para o desenvolvimento da sua vida; Uma vez que o indivíduo é capaz de ser responsável por si mesmo, ele se torna capaz de potencializar seus recursos.
- Contato: o conceito de contato é baseado na psicoeducação; é a percepção e nomeação das emoções, sensações e sentimentos; por meio de técnicas é possível identificar o que está verdadeiramente sentindo.
- Awareness: é a consciência; esse é um ponto importante da gestalt terapia, pois é por meio de tomada de consciência que as transformações são possíveis para o desenvolvimento humano.
Por meio da gestalt-terapia, promove-se uma tomada de consciência global da pessoa em relação a si mesma e ao mundo em que vive.
"A terapia é benéfica demais para ser limitada aos doentes".
– Polster –